EXPERIMENTANDO A VIDA DE COMUNHÃO


EXPERIMENTANDO A VIDA DE COMUNHÃO

Cláudio Kuchenbecker

1 Coríntios 1.9 – Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados, a comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Vamos orar:

Senhor! Achegamo-nos a Ti em reverência e adoração, nos colocamos aos Teus pés, reconhecemos que somos falhos e tão limitados em Te conhecer, por isso pedimos ao Teu Espírito Santo que ilumine olhos do nosso coração para conhecer o Teu chamamento, abre Senhor a Tua palavra, Te louvamos em nome de Jesus. Amém

Graças ao Senhor, Graças ao Senhor, Ele nos reuniu em mais este tempo de comunhão em torno Dele mesmo e da Sua palavra.
“As riquezas insondáveis de Cristo”, como é dito em Efésios 3.8.“Insondáveis” – São insondáveis porque são inesgotáveis, no que concerne a Pessoa de Cristo elas são inesgotáveis, porque temos um Grande Cristo e teremos toda eternidade para conhecê-lo, nunca conseguiremos dissecá-lo.
Então, as riquezas são insondáveis e inesgotáveis, mas elas não são intocáveis. Até mesmo porque o chamado de Deus é a comunhão com o Seu Filho. A questão não é quanto de doutrina conhecemos sobre Ele, mas o quanto queremos a Ele. Por causa da obra e ministério do Espírito Santo nós podemos ver e entrar. Por quê? – Porque “Ele nos concede espírito de sabedoria e de revelação”, – podemos então entrar nas riquezas insondáveis de Cristo. Canaã tipifica as riquezas de Cristo ou a plenitude de Cristo. Assim com Deus libertou aquele povo do Egito, mas não era só isso, o desejo de Deus era que eles entrassem em Canaã. – OH! Irmãos, isto é precioso demais, pois, quem eramos nós? Estávamos mortos em nossos delitos e pecados sem vida de Deus, alienados. Então, pelo Espirito Santo nos fez ver e também entrar. Oh! Quanto à igreja precisa enxergar isto. Ele nos chama da dentro de Seu Filho, estamos unidos a Ele pelo Espirito não apenas de forma pessoal, mas especialmente de forma coletiva. Unidos de forma orgânica e indissolúvel – Somos o corpo de Cristo, tendo Ele como cabeça e seus membros ligados a Ele.
João 17.21 – A fim de que todos sejam um; e como és Tu, o Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que Tu me enviaste.
Este é o chamado para igreja, viver uma vida de comunhão com o Pai e com Seu Filho Jesus e uns com os outros, somos introduzidos nesta comunhão eterna que pelo Espirito, está disponível a nós Sua igreja – Oh! Louvado seja nosso Senhor!
A nossa comunhão uns com os outros não se inicia aqui, mas inicia em uma comunhão perfeita entre o Pai e o Filho. Ver 1 João 1-3 Amados irmãos, vivemos na dispensação do Espírito Santo, temos um Tesouro em vaso de barro. 
2 Coríntios. 4.7
.- Toda genuína visão espiritual deve nos levar a uma comunhão mais profunda com Pessoa de Cristo e a cruz de Cristo. Não estamos falando de conhecimento sobre a cruz e nem de conhecimento sobre Cristo, mas de uma experiência mais real. Encontramos no evangelho de João a palavra, “verdade em verdade” varias vez, o que João quer dizer é; agora chegou a realidade. Não é apenas conhecimento, não são mais letras gravadas em tábuas de pedra, mas escrita em nossos corações pelo Espírito. Graças a Deus!
João 5.39-40 – Examinais as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.
Isto só é possível pelo Espirito. “E Ele Me glorificará”. É o Espirito Santo que revela a glória de Cristo e somente na medida de revelação da glória é que somos transformados a imagem de Cristo.
2 Coríntios. 3.18. Oh! Amados irmãos! – isto precisa ficar claro pra nós. Que o Espirito Santo é quem nos leva a uma comunhão mais profunda com a Pessoa de Cristo.
À medida que negamos a nós mesmos, tomamos a cruz e seguimos a Ele, mais esta comunhão se torna real e verdadeira. Quanto mais o Espirito nos guia pelo caminho da cruz, esta é uma obra do Espírito, porque naturalmente falando nós não queremos negar a nós mesmos, mais da glória de Cristo vai sendo formada em nós, então, nossas vidas encontram satisfação Nele. Quando não negamos a nós mesmos, então negamos o nosso Senhor, ou agradamos a um, ou aborrecemos a outro, “ninguém pode servir a dois Senhores”.
Cristo é centro do propósito de Deus, Ele é o prazer de Deus, Ele é a oferta perfeita que subiu como aroma suave e agradável ao Pai.
Lucas 9.35 – Este é o meu eu Filho, o meu eleito: a Ele ouvi.
Eleito, esta palavra significa; – Ele me agrada em tudo. Então, toda a benção espiritual está contida em Cristo Jesus.
Efésios 1.3.
Precisamos ver o Senhor como aquele que deu Sua vida por nós, um amor por cada um, mas que nos fez participantes da família de Deus e nos introduziu nesta comunhão entre o Pai e o Filho.
Tessalonicenses 1.2-6 –“da operosidade da vossa fé…..”.Fé fala da vida de união com Ele. Temos comunhão com Ele pela fé e não por meio de conhecimento natural.
Fé é uma dadiva de Deus dada por meio do Espirito Santo, para vivermos esta vida de comunhão ou união com Ele.
Toda genuína visão deve nos levar a uma comunhão mais intima com o nosso Senhor e uma comunhão mais profunda e verdadeira uns com os outros. Somos edificados juntamente com todos os santos, Efésios 2.22 – viu a palavra juntamente, – fala de união, – junto-com, mas neste texto não é uma questão pessoal, mas corporativa. É junto com todos os santos, por isso somos família de Deus e toda a igreja é chamada para viver esta comunhão com Ele.
Nesta comunhão somos conduzidos a viver um amor mais profundo. Um amor que foi derramado pelo Espirito Santo, mas que deve ser experimentado entre os santos.
Ler; 2 Tessalonicenses 1.3 – Veja que a medida que a fé deles crescia; “o vosso mútuo amor, de uns para com os outros vai aumentando” é a narrativa do verso. Vamos colocar de outra maneira; à medida que esta vida de união vai crescendo o amor mútuo vai aumentando.
AH! Queridos irmãos! Quando isto precisa ser compreendido na vida da igreja.
Nesta comunhão somos chamados a experimentar uma vida de arrependimento mais profundo.
Neemias 8.10 “Porque a alegria do Senhor é nossa força” – O Senhor está alegre porque o povo está arrependido. Arrependimento da nossa incredulidade. Porque sem fé é impossível agradar a Deus.
Hebreus 11.6.Amados irmãos, quando pensamos na bendita esperança, nós sempre achamos que é algo para experimentar no futuro, mas este não é o desejo de Deus. Em Romanos 8.24, – esta palavra esperança, significa um antegozo, é algo que podemos contemplar e experimentar, não em sua plenitude, por isso antegozo. Graças a Deus!
Estamos vivendo, ou deveríamos estar antecedendo a realidade do Reino. Esta realidade pode ser experimentada no corpo de Cristo. Na comunhão com Ele e uns com os outros, seguindo Seus princípios, tendo Cristo como nosso Senhor e Cabeça da igreja, Seu amor, Sua vida e Sua sabedoria. AH! Que maravilha!
Quando falamos da vida de ressurreição. Sabemos que é na base da ressurreição que nós vivemos, é pela vida Dele. Mas o que isto significa? – É exatamente o compartilhamos.
Veja; 1 Tessalonicense 5.23 – O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; espírito, alma e corpo até a vinda de nosso Senhor.
Enquanto o Senhor não volta devemos experimentar tudo aquilo que Ele mesmo deu para Sua igreja, porque o que Ele deu, é o que Ele mesmo busca, em nós.
Ex. Se Ele é amor – Então Ele busca Seu amor.
Devemos experimentar desta vida; em nossa vida conjugal, trabalho, filhos, nos relacionamentos com os irmãos em todos os níveis.
Agora, a algo importante aqui, que devemos considerar. Se vivemos nossa vida cristã de maneira individual, nunca iremos experimentar medidas mais completa da realidade do reino.
Preste atenção aqui; – Quando ele nos redimiu, Ele não nos redimiu para nós dizermos, eu sou redimido, mas, nós somos redimidos, viu? Viu como é diferente. O senhor precisa trabalhar profundamente em nós e tirar os olhos de nós mesmos e vivermos para Ele. Você pode dizer que você é a noiva? Não, não pode. Porque noiva e coletivo. Nós somos a noiva, percebeu?
Veja um lindo texto que mostra esta maravilhosa união.
2 Tessalonicenses 2.1 – Irmãos, no que diz respeito à vinda do nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele,….
A igreja está reunida com Ele, isto é maravilhoso!
Como precisamos do Espirito Santo para nos conduzir nesta vida de união. 
Efésios 5.32
“Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja”.
“Grande é o mistério da piedade” 1 Timóteo 3.16 – Piedade aqui fala de união, grande é o mistério da união de Cristo e a igreja. Veja que não é uma união apenas individual, mas coletiva.
Somos chamados para viver nesta comunhão, viver não pra nós mesmos, mas para aquele que por nós morreu e ressuscitou.
2 Coríntios 5.15.
Há um exemplo muito lindo daqueles irmãos tessalonicenses, que Paulo regista em 2 Coríntios 8.5. Os Tessalonicenses, sendo pobres, pediram com muitos rogos, a graça de participarem da assistência dos santos. Eles queriam ajudar aqueles que eram mais pobres do que eles.
Agora, veja o princípio aqui; verso 5 – “E não somente fizeram como nós esperávamos, mas deram-se a si mesmo primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus”.

Ah! Irmãos! Eles entraram na realidade espiritual! Eles experimentaram da vida de comunhão mais profunda! A ideia é; que eles se doaram ao Senhor e também a outros este é o princípio doador da cruz, foi dessa maneira que o amor de Deus foi derramado em nossos corações, Sem o caminho da cruz nunca iremos experimentar de uma comunhão mais profunda com o nosso Senhor e também uns com os outros.
1 Tessalonicenses 1.6-7 – Com efeito vos tornaste imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido da palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornaste modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.
Que o Espirito Santo nos leve a viver esta vida de comunhão, de maneira que sejamos modelos a todos, assim como estes irmãos viveram um amor intenso com o Senhor e também uns com os outros a ponto de tornarem modelos em toda Macedônia e Acaia.
Que o Senhor nos ajude, e continue falando em nossos corações. Amém.

Vamos orar:
Pai, por meio de Teu Filho Jesus, é que podemos nos achegar a Ti, Te suplicamos que Teu Santo Espirito nos guie pelo caminho da cruz e possa trabalhar profundamente esta comunhão em nós, depositamos toda nossa confiança em Ti, e esperamos toda a Sua provisão. Em nome de Jesus. Amém.